Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2009

. 30 milhões jogados pro lixo .


Não sei se foi uma estratégia mercadológica das prefeituras, mas achei bem educativa e um tapa na cara dos porquinhos de plantão a matéria que passou no Jornal Nacional do último sábado 30/05/2009.

Falava sobre o lixo, em sua maioria, papéis de bala, cigarros, chicletes, copos descartáveis, pacotes de salgadinho e papéis de propaganda, jogados nas ruas das cidades.

Em média, uma cidade como SÃO PAULO, gasta R$ 30 milhões de reais somente pra essa coleta, ALÉM DA COLETA EM CASAS E DA COLETA "SELETIVA" (nas aspas pois ao meu ver deixa a desejar.)


Eu preferiria um cidadão mais responsável, ou no caso, educado e que GUARDASSE tais lixos na bolsa, bolso, carro etc e depois os depositasse em um lixo. PARA MIM este é um exemplo do que eu sempre falei que os politicos NÃO tem culpa de tudo. Muita coisa vem de berço.


Aprendi a guardar papel e lixos desde pequena, até achar um lugar apropriado, para isso minha mãe, pai e claro o mais influenciador, projeto RECICLAR do colégio São Judas, estão de parabéns. Pego nojinho! (de verdade, com vontade de gorfar e tudo) das pessoinhas que tem a cara de pau de jogar um mini papel pelo vidro do cara, ou descaradamente em uma de NOSSAS calçadas.


Quanto custa pra cada um guardar esse papelzinho, ou até papelzão, segurar mais uns minutos na mão? TE GARANTO QUE NÃO SÃO 30 MILHÕES.

que ai ao meu ver, poderiam ser aproveitados para coleta seletiva, arrumar esses buracos das ruas, colocar mais bibliotecas na cidade, mais parques e praças, uma educação melhor, hospitais com melhor infraestrutura, afinal são 30 milhões e eu nem consigo pensar o que faria com essa bolada toda se a ganhasse na mega sena.


Acho que ta na hora de parar de aprontar pros outros, pense que ao apontar, como dizem as vovós por ai, você aponta os outros 4 dedos pra vc, ou então que o maior defeito dos outros, também está em você. Comece a mudar por você.


Procure uma coleta seletiva próxima de sua casa, separe o lixo, guarde no carro, por mais alguns minutos, no bolso, na bolsa, vôcê não vai morrer por isso, pelo contrário, sua chance de vida é maior.


Seja cidadão. Não deixe de cobrar dos políticos, mas faça também sua parte.


Alias, caberia a cada cidadão cobrar do governo que tirem o tal que "se lixa" para nós de lá, eu estou chateada com isso.


E então, tenham uma boa semana, na mais perfeita harmonia e com umas ruas mais limpas.


Marília Pereira da Silva Hopp

Um comentário:

Daniel disse...

Tb acho que é uma quest~çao de consciência, questão de hábito e de respeito também, ao próximo e a si mesmo, ao meio ambiente, e ao dinheiro gasto com isso.

Mas acho que o governo tem culpa nisso também, pois deveria punir cidadãos que são pegos jogando lixo na rua, acredito que não haja legislação pra isso.

Quando a educação não vem por bem, tem que vir por mal, e nesse caso através de punição, pois muitas vezes só quando dói no bolso que a gente muda.

Lê o meu tb, publiquei hoje.
Beijos